DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Complementos de Física - BQ+mnrF+mnrBF

Ano letivo: 2008-2009
Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
1002528126pt


Objectivos formativos

- Reconhecer e utilizar conceitos e princípios básicos da Física, estimulando a sua ligação ao estudo dos sistemas com interesse para a bioquímica. Analisar, sintetizar e processar informação.

- Saber utilizar as metodologias e as técnicas adequadas em Física, aplicando-as em situações e em sistemas com interesse para a bioquímica.

- Reconhecer a importância da física na interpretação e explicação de fenómenos da área da bioquímica, em particular, e da ciência e da tecnologia, em geral.

- Preparar, processar, interpretar e comunicar informação física, utilizando fontes bibliográficas pertinentes, discurso adequado e as ferramentas apropriadas.

Programa genérico mínimo
ONDAS
Ondas progressivas e estacionárias.
Ondas transversais e longitudinais.
Reflexão, refracção e absorção.
Ondas sonoras; sons e ultra-sons.
Efeito Doppler.

ELECTROMAGNETISMO
Carga eléctrica e lei de Coulomb.
Campo eléctrico e potencial eléctrico.
Condutores, isoladores e dieléctricos.
Corrente eléctrica, lei de Ohm e circuitos de corrente contínua.
Condensadores e circuitos RC.
Bioelectricidade: fenómenos eléctricos nas células; resistência e capacidade membranares.
Campo magnético. Fontes de campo magnético. Indução eléctrica e magnética.
Indutores e circuitos RLC.

ÓPTICA
Princípios e leis da óptica geométrica
Espelhos e lentes ideais
Aberrações
Natureza ondulatória da luz: espectro electromagnético
Interferência, difracção e polarização
Lasers: noções básicas

FÍSICA MODERNA
Princípio de Huygens. Interferência e experiência de Young.
Difracção por uma fenda.
Radiação do corpo negro. Lei de Wien.
Explicação de Planck da emissão de um corpo negro
Efeito fotoeléctrico. Explicação de Einstein do efeito fotoeléctrico
Efeito Compton
Relação de De Broglie. Dualidade partícula-onda
Lasers: noções básicas


Pré-requisitos
Elementos de Física
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em raciocínio crítico;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Ambição profissional;
. Competência em organização e planificação;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência em gestão da informação;
. Adaptabilidade a novas situações;
. Criatividade;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas45
aulas teórico-práticas30
total horas lectivas75

Método de avaliação
Exame100 %

Bibliografia de referência

H. Benson, University Physics, John Wiley & Sons, Revised edition, New York (1995)
D. C. Giancoli, Physics for Scientists and Engineers, 3rd ed., Prentice Hall, New York (2000)
D. Halliday e R. Resnick, Fundamentos de Física, Livros Técnicos e Científicos, Rio de Janeiro (1985)
D. Halliday, R. Resnick e K.S. Krane, Physics, 5th Ed.
J.W. Kane, M.M. Sternheim, Physics, 3rd ed. John Wiley & Sons, New York (1988)
J.B. Marion e W.F. Hornyak, General Physics with Bioscience Essays, John Wiley & Sons, 2nd Ed., New York (1985)
F. Sears, M.W. Zemansky e H.D. Young, Física, 2ª ed., Livros Técnicos e Científicos, Rio de Janeiro (1985)
P.A. Tipler, Física para cientistas e engenheiros, 3ª ed., Editora Guanabara Koogan Rio de Janeiro (1994)



Método de ensino



Ensino expositivo com referências constantes aos sistemas físicos cuja descrição mais possa interessar aos alunos de bioquímica. Será enfatizada a referência a situações do dia a dia que podem ser explicadas recorrendo aos conceitos da física que se aprendem na disciplina. Procurar-se-á desta forma ilustrar a utilidade e a importância da física como disciplina estruturante em cursos de ciências e de tecnologias.



Recursos específicos utilizados