DEPARTAMENTO DE FÍSICA
Elementos de Física - BQ
Ano letivo: 2007-2008
Especificação técnica - ficha curricular
Elementos especificos
código da disciplina | ciclo de estudos | semestre lectivo | créditos ECTS | língua de ensino |
1002517 | 1 | 1 | 3 | pt
|
Objectivos formativos
- Reconhecer e utilizar conceitos e princípios básicos da Física, estimulando a sua ligação ao estudo dos sistemas com interesse para a bioquímica. Analisar, sintetizar e processar informação.
- Saber utilizar as metodologias e as técnicas adequadas em Física, aplicando-as em situações e em sistemas com interesse para a bioquímica.
- Reconhecer a importância da física na interpretação e explicação de fenómenos da área da ciência e da tecnologia.
- Preparar, processar, interpretar e comunicar informação física, utilizando fontes bibliográficas pertinentes, discurso adequado e as ferramentas apropriadas.
Programa genérico mínimo
MECÂNICA DA PARTÍCULA E DE SISTEMAS:
Leis de Newton
Forças de atrito
Forças conservativas e energia potencial
Conservação da energia mecânica
Conservação da energia na presença de forças não conservativas
Conservação do momento linear
MECÂNICA DOS FLUIDOS
Noções e princípios fundamentais de hidroestática
Dinâmica de fluidos não viscosos. Equação de Bernoulli - aplicações
OSCILAÇÕES
Movimento harmónico simples (MHS)
Sobreposição de dois MHS
Oscilações amortecidas
Oscilações forçadas e ressonância
Pré-requisitos
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em raciocínio crítico;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em organização e planificação;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência em gestão da informação;
. Adaptabilidade a novas situações;
. Criatividade;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas | 30 |
aulas teórico-práticas | 15 |
total horas lectivas | 45 |
Método de avaliação
Bibliografia de referência
H. Benson, University Physics, John Wiley & Sons, Revised edition, New York (1995)
D. C. Giancoli, Physics for Scientists and Engineers, 3rd ed., Prentice Hall, New York (2000)
D. Halliday e R. Resnick, Fundamentos de Física, Livros Técnicos e Científicos, Rio de Janeiro (1985)
D. Halliday, R. Resnick e K.S. Krane, Physics, 5th Ed.
J.W. Kane, M.M. Sternheim, Physics, 3rd ed. John Wiley & Sons, New York (1988)
J.B. Marion e W.F. Hornyak, General Physics with Bioscience Essays, John Wiley & Sons, 2nd Ed., New York (1985)
F. Sears, M.W. Zemansky e H.D. Young, Física, 2ª ed., Livros Técnicos e Científicos, Rio de Janeiro (1985)
P.A. Tipler, Física para cientistas e engenheiros, 3ª ed., Editora Guanabara Koogan Rio de Janeiro (1994)
Método de ensino
Ensino expositivo com referências constantes aos sistemas físicos cuja descrição mais possa interessar aos alunos de bioquímica. Será enfatizada a referência a situações do dia a dia que podem ser explicadas recorrendo aos conceitos da física que se aprendem na disciplina. Procurar-se-á desta forma ilustrar a utilidade e a importância da física como disciplina estruturante em cursos de ciências e de tecnologias.
Recursos específicos utilizados