DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Física Geral I - F+EF

Ano letivo: 2007-2008
Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
1002550116pt


Objectivos formativos
Importância central:
Compreensão das leis (teóricas e empíricas) da Mecânica Clássica e das suas aplicações
Capacidade de utilizar conceitos de Mecânica para resolver problemas
Capacidade para aprender Física

Importância secundária:
Cultura geral aprofundada em Física
Comunicação oral e escrita
Programa genérico mínimo
Modelo do ponto material ou partícula:
Cinemática - movimentos em relação a um referencial fixo, movimentos relativos de translação, transformações de Galileu.
Dinâmica - leis de Newton, forças de atrito, forças elásticas, momento linear e momento angular (leis de conservação), forças centrais.
Trabalho e energia - campos de forças conservativas e potencial associado, energia potencial, energia mecânica e condições de conservação.
Movimentos vibratórios - estudo do movimento harmónico simples. Pêndulo gravítico. Sobreposição de movimentos harmónicos simples.
Campo gravítico - massa gravítica e de inércia, peso de um corpo e imponderabilidade.
Sistemas de partículas
Movimentos do centro de massa e justificação do modelo do ponto material ou partícula. Movimentos de um corpo rígido. Energia de um sistema de partículas e condições de conservação.
Pré-requisitos
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;
. Competência em organização e planificação;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em raciocínio crítico;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Adaptabilidade a novas situações;
. Competência em autocrítica e auto-avaliação;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas45
aulas teórico-práticas30
total horas lectivas75

Método de avaliação
Mini testes25 %
Exame75 %

Bibliografia de referência
Fundamentos de Física - Mª Margarida Costa e Mª José de Almeida - Ed. Almedina, 2004.
Physics - Paul Tipler - Ed. W.H.Freeman and Co, 1999.
Física - F. Bueche e E. Hecht - Ed. McGraw-Hill, 2001.
Colectânea de problemas de Fundamentos de Física - Departamento de Física
Método de ensino
. Aulas teóricas e de resolução de problemas nas quais é frequentemente solicitada a colaboração activa dos alunos.
. Controle de presenças, seja nas aulas teóricas, seja nas de resolução de problemas. Pequenos testes frequentes (quinzenais...), realizados sem marcação prévia nas aulas teóricas e nas aulas teórico-práticas, cuja classificação contará para a nota final da disciplina. Estes testes serão corrigidos com anotações em menos de uma semana e devolvidos aos alunos para feed-back em relação à eficácia do estudo que estão a praticar. Disponibilidade dos docentes para discussões com os alunos sobre dúvidas e os resultados dos testes de avaliação continuada. [Obrigatoriedade de um número mínimo de presenças (cerca de 80% do total das aulas) para poder fazer avaliação continuada. Se vier a ser permitida na FCTUC a obrigatoriedade da avaliação continuada dos alunos, este número mínimo de presenças será condição para poder ter aprovação na disciplina].
Recursos específicos utilizados
Data show, projector de acetatos.