DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Sistemas Dinâmicos e Complexos - F

Ano letivo: 2019-2020
Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
1002852116pt


Objectivos formativos
Importância principal: A- Capacidade para resolver problemas; B- Cultura geral em Física; C- Competências matemáticas para resolver problemas;

Importância secundária: D- Capacidade para procurar e utilizar bibliografia; E- Compreensão teórica dos fenómenos físicos; F- Cultura geral aprofundada em Física.

Competências genéricas: Competência em comunicação oral e escrita; Conhecimentos de informática, relativos ao âmbito do estudo; Competência para resolver problemas; Competência em raciocínio crítico; Competência em aprendizagem autónoma; Adaptabilidade a novas situações; Criatividade; Iniciativa e espírito empreendedor; Preocupação com a qualidade; Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos.
Programa genérico mínimo
1- Osciladores harmónicos, amortecidos e forçados; atractores periódicos e caóticos. 2- Atractores pontuais em sistemas autónomos. 3- Ciclos limite em sistemas autónomos. 4- Atractores periódicos em osciladores forçados; o mapa de Poincaré. 5- Atractores caóticos em osciladores forçados. 6- Estabilidade e bifurcações; estabilidade de Lyapunov. 7- Comportamento caótico de mapas uni e bidimensionais; o mapa de Hénon. 8- O sistema de Lorenz. 9- Complexidade e emergência. 10- Fractais. 11- Aplicações à Física.
Pré-requisitos
Mecânica Clássica I
Competências genéricas a atingir
. Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Adaptabilidade a novas situações;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência em raciocínio crítico;
. Criatividade;
. Iniciativa e espírito empreendedor;
. Preocupação com a qualidade;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas45
aulas teórico-práticas15
total horas lectivas60

Método de avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo-- %
Resolução de problemas100 %
Trabalho de síntese-- %
Projecto-- %
Trabalho de investigação-- %
Mini testes-- %
Frequência-- %
Exame100 %
concretização da avaliação em 20192020
Avaliação Resolução de problemas e mini-testes : 100.0%

Bibliografia de referência
Steven H. Strogatz, (1994) Nonlinear Dynamics And Chaos: With Applications To Physics, Biology, Chemistry, and Engineering, Perseus Book.

JOSÉ, J. V. and SALETAN, E. J. (1998). Classical Dynamics: a contemporary approach. Cambridge: Cambridge University Press.

THOMPSON, J. M. T.; and STEWART, H. B. (2002). Nonlinear Dynamics and Chaos, Chichester: John Wiley & Sons.
Método de ensino
Aulas teóricas com exposição dos conceitos e teorias fundamentais e discussão de aplicações práticas desses conceitos.
Aulas práticas para resolução de problemas exemplificativos da matéria leccionada.
Recursos específicos utilizados
Laboratório de Computação Avançada