DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Elementos de Biofísica - F+B

Ano letivo: 2018-2019
Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
1002506116pt


Objectivos formativos
O objectivo principal é ensinar os fundamentos da bioelectricidade, especialmente as propriedades eléctricas de células nervosas, sobre a formação, propagação e transmissão do impulso nervoso, e de outras células excitáveis nomeadamente células sensoriais e musculares. Pretende-se ainda dar aos alunos uma visão do estado atual de conhecimentos sobre os principais assuntos tratados e das correspondentes abordagens físicas, e que os alunos desenvolvam a capacidade de investigar e de comunicar por escrito e oralmente.

Competências genéricas:

Competência em análise e síntese;
Competência em organização e planificação;
Competência em comunicação oral e escrita;
Conhecimento de uma língua estrangeira;
Conhecimentos de informática, relativos ao âmbito do estudo;
Competência para resolver problemas;
Uso da internet como meio de comunicação e fonte de informação;
Competência em raciocínio crítico;
Competência em aprendizagem autónoma;
Competência em investigar.
Programa genérico mínimo
Introdução aos fenómenos bioeléctricos. Estrutura e funções da célula nervosa. Difusão e transporte através de membranas. Potencial de repouso da membrana. Propriedades eléctricas da membrana excitável. Propriedades funcionais de dendrites. Potencial de ação e modelo de Hodgkin-Huxley. Correntes e mecanismos de gating. Diversidade de canais iónicos dependentes do potencial. Estrutura molecular e correntes de canais individuais. Transmissão sináptica: mecanismos pré- e pós-sinápticos. Plasticidade sináptica.
Pré-requisitos
Esta disciplina destina-se a alunos com adequados conhecimentos de Matemática e Física e noções básicas de Química e Biologia (Análise Matemática I, Química Geral I, Física Geral II)
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;
. Competência em organização e planificação;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em raciocínio crítico;
. Conhecimento de uma língua estrangeira;
. Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo;
. Uso da internet como meio de comunicação e fonte de informação;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Competência em investigar;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas45
aulas teórico-práticas30
total horas lectivas75

Método de avaliação
Resolução de problemas20 %
Exame80 %
concretização da avaliação em 20182019
Avaliação Trabalho de síntese: 10.0%
Apresentação oral do trabalho de síntese : 10.0%
Exame: 80.0%

Bibliografia de referência
JOHNSTON, Daniel;WU,Samuel M.-S.- Foundations of Cellular Neurophysiology
Cambridge, Massachusetts,The MIT Press,1995,676 p.ISBN 0-262-10053-3
HILLE,Bertil-Ionic Channels of Excitable Membranes, 3ª ed. Sinauer Associates, Inc., Massachusetts, 2001, 841 p.ISBN 0-87893-321-2
FAIN,Gordon L.-Molecular and Cellular Physiology of Neurons, Cambridge, Massachusetts, Harvard University Press,1999,693 p.ISBN 0-674-58155-5
HOPPE, Walter; LOHMANN, Wolfgang; MARKL, Hubert, ZIEGLER, Hubert, Eds.
Biophysics. Berlin, Springer-Verlag,1983, 941 p.ISBN 3-540-12083-1
Método de ensino
Método de ensino expositivo, nas aulas teóricas. Nas aulas teórico-práticas será fomentada a discussão de matéria relativa essencialmente aos problemas a entregar.
Recursos específicos utilizados