DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

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Ano letivo: 2004-2005
Especificação técnica - ficha curricular
N.B. estas fichas estão definidas apenas desde 2007 (acordo de Bolonha).

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
26pt


Objectivos formativos

Conhecer os aspectos fundamentais da concepção e implementação de sistemas de mecatrónica e suas inter-dependências.
Ser capaz de utilizar os conhecimentos de teoria do controlo adquiridos em unidades curriculares anteriores para projectar e implementar sistemas de mecatrónica.

Programa genérico mínimo
Sistemas electromecânicos integrados
Equações fundamentais da dinâmica de sistemas mecânicos com massas móveis
Máquinas e transmissão mecânica
Actuadores eléctricos e circuitos electrónicos de comando:
-Solenoides discretos e contínuos
-Motores DC; Motores de passo; motores DC sem escovas (brushless);
-Motores AC; motores de induçao e variadores electrónicos de velocidade;
-Motores piezoelétricos lineares e rotativos
Actuadores micro-electromecânicos (MEMs): micro-relés de silício, micro-válvulas, micro-bombas e micro-motores.
Exemplos de projecto de sistemas mecatrónicos: modelação, controlo e diagnóstico
Pré-requisitos
Electrónica II
Instrumentação e Medidas
Controlo Digital
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;
. Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em trabalho em grupo;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em trabalho em equipas interdisciplinares;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Adaptabilidade a novas situações;
. Criatividade;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas30
aulas práticas laboratoriais30
orientação tutorial15
total horas lectivas75

Método de avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo30 %
Projecto30 %
Exame40 %

Bibliografia de referência

R. Isermann, Mechatronic Systems: Fundamentals, Springer; 2005.

W. Bolton, Mechatronics: Electronic Control Systems in Mechanical and Electrical Engineering (3rd Edition), Prentice Hall; 2004.

Godfrey C. Onwubolu , Mechatronics: Principles and Applications, Butterworth-Heineman, 2005.

H. Janocha, Actuators: Basics and Applications, Springer, 2004.


Método de ensino


A disciplina funciona com dois tipos de aulas: aulas teóricas e aulas práticas laboratoriais para clarificação e para aplicação dos conceitos apresentados nas aulas teóricas



Recursos específicos utilizados
Placas de desenvolvimento baseadas em microcontroladores.
Componentes electrónicos para interface com sensores e actuadores electromecânicos.
Diversos tipos de motores eléctricos.
Computadores pessoais e software de desenvolvimento de aplicações para microcontroladores.
Ferramentas de modelação e simulação de sistemas dinâmicos (e.g., Matlab)