DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Dosimetria da Radiação e Radiobiologia - EB

Ano letivo: 2016-2017
Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
2016472116pt


Objectivos formativos
O conhecimento aprofundado de maneira como a radiação deposita energia nos meios biológicos, no contexto de utilização da radiação ionizante em diagnóstico e terapêutica e o cálculo dosimétrico inerente a essa utilização é fundamental para quem se especializa em imagem e radiação. Simultaneamente a inerente problemática da radioprotecção é outra área afim que necessita de aprendizagem.
Os objectivos desta unidade curricular a nível de atitudes, capacidades e competências, são desenvolver a atitude de pesquisa metódica, promover a observação crítica dos processos de medição, das medidas e respectivas unidades bem como dos erros associados e de análise e de síntese.
Consideram-se objectivos a nível dos conhecimentos: conhecer e manipular as diferentes grandezas e unidades de medida, conhecer as noções matemáticas relativas à teoria do alvo no contexto de irradiação celular, adquirir conhecimento relativo à radiação ionizante, efeitos biológicos e respectiva dosimetria.
Programa genérico mínimo
No primeiro capítulo da disciplina são definidas as unidades dosimétricas do Sistema Internacional e as unidades usuais aproveitando-se para fazer uma contextualização histórica do tema. A cinética associada à proliferacção celular bem como a estrutura tecidular são temas necessários ao entendimento posterior da formação de radicais livre e da importância dos efeitos citotóxicos da radiação leccionados no segundo e terceiro capítulos. São introduzidos alguns modelos explicativos das lesões celulares e explorado o conceito de lesão reparável e de radiosensibilidade. No quinto capítulo introduz a noção de radiosensibilador e radioprotector dando-se exemplos convenientes. Com o corpo de conhecimentos adquiridos a radiação do corpo inteiro, a radiação ambiente e a radioprotecção são temas que são explorados com profundidade. Do ponto de vista laboratorial são observados os efeitos provocados pela radiação em culturas celulares e a sua tradução em termos terapêuticos.
Pré-requisitos
Conhecimentos e competências na área da Física e Radiações em Biomedicina
Competências genéricas a atingir
. Competência em organização e planificação;
. Competência em trabalho em grupo;
. Competência em trabalho em equipas interdisciplinares;
. Compromisso ético;
. Preocupação com a qualidade;
. Competência em análise e síntese;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em relações interpessoais;
. Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas12
aulas teórico-práticas22
aulas práticas laboratoriais20
seminário6
total horas lectivas60

Método de avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo30 %
Exame70 %

Bibliografia de referência
- Essentials of Radiation Biology and Protection, Steve Forshier, DELMAR Thomson Learning, 2002.
- An Introduction to Radiobiology, A.H.W. Nias, John Wiley and Sons, 2000
- Biological Radiation Effects, Jürgen Kiefer, Springer-Verlag, 1990
- Introduction to Health Physics, Herman Cember, McGraw-Hill, Inc., 1992
Método de ensino
A disciplina é leccionada em 12h teóricas (T), 23h teórico-práticas (TP), 20h práticas laboratoriais (PL) e 5h de seminários (S). Nas T a matéria é leccionada de forma expositiva, nas TP os alunos são colocados a novas situações, nas PL realizam trabalhos laboratoriais de bancada onde aplicam os conhecimentos aprendidos nas T e nas TP. Nos S são apresentados os relatórios das aulas práticas laboratoriais e discutidos os seus resultados.
A equipa docente está sempre disponível a esclarecer dúvidas.
Recursos específicos utilizados