Elementos especificos
código da disciplina | ciclo de estudos | semestre lectivo | créditos ECTS | língua de ensino |
| 1 | | 6 | pt
|
Objectivos formativos
Motivar e orientar os alunos para a aquisição de competências e saberes de Gestão através do seu envolvimento, em equipa, em actividades que estimulam o empreendedorismo e os sentidos de organização e gestão.
Programa genérico mínimo
Criação de empresas: empreendedorismo, da ideia de negócio para o mercado, o mercado, aspectos sociais das empresas, formas jurídicas das empresas, aspectos legais e fiscais, passos para a constituição de uma empresa. Aspectos financeiros: demonstração de resultados, orçamento de tesouraria, balanço, rendibilidade e equilíbrio financeiro. Investimento e financiamento. Gestão estratégica: fundamentos da gestão estratégica, técnicas de análise estratégia, escolas da gestão estratégica. Marketing e imagem. O plano de negócios e o plano de marketing.
Pré-requisitos
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;
. Competência em organização e planificação;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência para resolver problemas;
. Capacidade de decisão;
. Competência em trabalho em grupo;
. Competência em relações interpessoais;
. Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área;
. Compromisso ético;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Adaptabilidade a novas situações;
. Criatividade;
. Liderança;
. Iniciativa e espírito empreendedor;
. Preocupação com a qualidade;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em planear e gerir;
. Competência em autocrítica e auto-avaliação;
. Capacidade negocial;
. Uso da internet como meio de comunicação e fonte de informação;
. Competência em trabalho em equipas interdisciplinares;
. Competência em raciocínio crítico;
. Preocupação com desenvolvimento sustentado;
. Ambição profissional;
(por ordem decrescente de importância)
Horácio Costa e Pedro Correia Ribeiro, Criação & Gestão de Micro-Empresas e Pequenos Negócios, Manual Prático Lidel, ISBN 972-757-290-1, 2004 (3ª edição, actualizada e aumentada).
Ao longo do semestre serão fornecidos elementos adicionais que enriquecem significativamente a citada bibliografia de referência.