DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Física Quântica - EB

Ano letivo: 2012-2013
Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
1003002117.5pt


Objectivos formativos
Adquirir conceitos básicos da Mecânica Quântica e sabê-los aplicar a situações físicas específicas. Adquirir conhecimentos básicos de Física Atómica e de Física dos Sólidos. Integração dos conhecimentos adquiridos nestas três áreas numa desdcrição quântica da matéria.

Capacidade para procurar e utilizar bibliografia, organizando um conjunto consistente de informações relativas às áreas referidas.

Capacidade para resolver problemas, incluindo o desenvolvimento de competências matemáticas adequadas a esse fim.

Capacidade para implementar e interpretar experiências simples relacionadas com o conteúdo da disciplina.
Programa genérico mínimo

1.Equação de Schrodinger. Operadores, valores próprios, funções próprias. Interpretação física. Função de onda, densidade de probabilidade e valores espectáveis. Aplicações a problemas unidimensionais: o poço de potencial e o oscilador harmónico.
2.O átomo de hidrogénio: resolução da equação de Schröndinger, valores próprios, números quânticos, funções próprias, densidades de probabilidade, momento angular orbital.
3.Momento angular. Experiência de Stern-Gerlach, spin, adição de momento angular.
4.Átomos multielectrónicos. Aproximação do campo central. Teoria de Hartree. Acoplamento L-S. Excitações ópticas. Taxas de transição e regras de selecção.
5. Introdução à física dos sólidos: Condutores e semi-condutores. Teoria das bandas. Propriedades magnéticas dos sólidos. Supercondutividade.

Pré-requisitos
Fisica I, Fisica II, Técnicas Laboratoriais de Física,

Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência em gestão da informação;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em trabalho em grupo;
. Competência em raciocínio crítico;
. Competência em entender a linguagem de outros especialistas;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Competência em investigar;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas45
aulas teórico-práticas15
aulas práticas laboratoriais30
total horas lectivas90

Método de avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo15 %
Resolução de problemas15 %
Frequência70 %

Bibliografia de referência
Quantum Physics, R. Eisberg and R. Resnick, John Wiley Sons, 2nd Ed.1974.
Introduction to Quantum Mechanics, D.J. Griffiths, Prentice Hall, 1995.
Modern Physics, S.T.Thornton and A.Rex, 3rd ed. Thomson/Brookscole, 2006.
Método de ensino
--- Aulas de apresentação dos conceitos fundamentais, com o enquadramento adequado a esta disciplina.

--- Aulas de discussão /resolução de problemas onde se procure ligar os conceitos abordados a situações práticas, ordens de grandeza.

--- Realização de trabalhos de laboratório relacionados com os tópicos leccionados.
Recursos específicos utilizados
Laboratório com equipamento para fazer experiências relativas à área em estudo nesta unidade curricular.