DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Laboratório Didático de Física - EFQ2

Ano letivo: 2019-2020
Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
2029293113pt *)

*) N.B.  se houver estudantes que não falem português a língua é o inglês.

Objectivos formativos
Desenvolver competências para a promoção do ensino experimental da Física.
Adequar as atividades experimentais de Física no contexto do ensino básico e secundário.
Utilizar adequadamente novos recursos didáticos no Ensino da Física.
Competências genéricas a atingir
. Competência em organização e planificação;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em raciocínio crítico;
. Adaptabilidade a novas situações;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em análise e síntese;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo;
. Competência em trabalho em grupo;
. Competência em autocrítica e autoavaliação;
(por ordem decrescente de importância)
Programa genérico mínimo
Planificação e realização de atividades experimentais distribuídas por diversas unidades temáticas do ensino da Física Clássica e da Física Moderna.
As experiências serão realizadas num contexto adequado aos programas de ensino da Física dos diversos níveis etários.
Os trabalhos a desenvolver no âmbito da disciplina de Laboratório de Física, para além de equipamento didático tradicional, recorrem também à utilização de modernos equipamentos didáticos associados ao computador, sendo a recolha de dados feita automaticamente através de sensores apropriados.
Pré-requisitos
Disciplinas de um 1º ciclo em Física ou Química
Competências genéricas a atingir
. Competência em organização e planificação;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em raciocínio crítico;
. Adaptabilidade a novas situações;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em análise e síntese;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo;
. Competência em trabalho em grupo;
. Competência em autocrítica e auto-avaliação;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas práticas laboratoriais30
total horas lectivas30

Método de avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo80 %
Frequência20 %
concretização da avaliação em 20192020
Avaliação Frequência: 20.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 80.0%

Bibliografia de referência
Física Experimental - Uma introdução. M.C. Abreu, L. Matias, L.F. Peralta. Editorial Presença, Lisboa, 1994.
Data reduction and error analysis for the physical sciences. P.R. Bevington. McGraw-HillData Analysis(3rd .ed). Siegmund Brandt. Springer, New York, 1999.
Compêndios de Física Geral de nível universitário
Compêndios de Física do ensino básico e secundário
Manuais de instrução de equipamento didático
Programas de ensino da Física do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologia do ensino secundário (Ministério da Educação: Departamento do Ensino Secundário)
Ciências Físicas e Naturais: Orientações Curriculares do 3º ciclo do ensino básico. (Ministério da Educação: Departamento de Educação Básica)
Método de ensino
.Pretende-se familiarizar o estudante com novas tecnologias didáticas, que permitem a realização de trabalhos práticos com tempos de realização muito curtos. Os trabalhos experimentais serão divididos em grupos temáticos. Para o efeito, os estudantes deverão ter como referência os programas de ensino homologados pelo Ministério da Educação. A diversificação de análise de alguns trabalhos práticos em unidades didáticas diferenciadas será um dos objetivos a atingir, procurando fomentar a rentabilização do trabalho experimental em função dos objetivos educativos e da disponibilidade temporal na prática pedagógica.
Recursos específicos utilizados
Equipamento laboratorial diversificado
Computadores
Software didáctico
Projectores multimédia