DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Laboratório de Física - EFQ

Ano letivo: 2013-2014
Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
2003268213.0pt *)

*) N.B.  se houver estudantes que não falem português a língua é o inglês.

Objectivos formativos

Desenvolver competências para a promoção do ensino experimental da Física.

Adequar as atividades experimentais de Física no contexto do ensino básico e secundário.

Utilizar adequadamente novos recursos didácticos no Ensino da Física.

Competências genéricas a atingir

. Competência em organização e planificação;

. Competência para resolver problemas;

. Competência em raciocínio crítico;

. Adaptabilidade a novas situações;

. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;

. Competência em análise e síntese;

. Competência em comunicação oral e escrita;

. Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo;

. Competência em trabalho em grupo;

. Competência em autocrítica e auto-avaliação;

(por ordem decrescente de importância)

Programa genérico mínimo

Planificação e realização de atividades experimentais distribuídas por diversas unidades temáticas do ensino da Física Clássica e da Física Moderna.

As experiências serão realizadas num contexto adequado aos programas de ensino da Física dos diversos níveis etários.

Os trabalhos a desenvolver no âmbito da disciplina de Laboratório de Física, para além de equipamento didático tradicional, recorrem também à utilização de modernos equipamentos didáticos associados ao computador, sendo a recolha de dados feita automaticamente através de sensores apropriados.

Pré-requisitos

Disciplinas de um 1º ciclo em Física ou Química.

Competências genéricas a atingir
. Competência em organização e planificação;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em raciocínio crítico;
. Adaptabilidade a novas situações;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em análise e síntese;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo;
. Competência em trabalho em grupo;
. Competência em autocrítica e auto-avaliação;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas práticas laboratoriais30
total horas lectivas30

Método de avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo80 %
Outros20 %
concretização da avaliação em 20132014
Avaliação Frequência: 20.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 80.0%

Bibliografia de referência

Física Experimental - Uma introdução. M.C. Abreu, L. Matias, L.F. Peralta. Editorial Presença, Lisboa, 1994.

Data reduction and error analysis for the physical sciences. P.R. Bevington. McGraw-HillData Analysis(3rd .ed). Siegmund Brandt. Springer, New York, 1999.

Compêndios de Física Geral de nível universitário

Compêndios de Física do ensino básico e secundário

Manuais de instrução de equipamento didáctico

Programas de ensino da Física do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologia do ensino secundário (Ministério da Educação: Departamento do Ensino Secundário)

Ciências Físicas e Naturais: Orientações Curriculares do 3º ciclo do ensino básico. (Ministério da Educação: Departamento de Educação Básica)

Método de ensino
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Recursos específicos utilizados
Equipamento laboratorial diversificado
Computadores
Software didáctico
Projectores multimédia