DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Didáctica da Química I - EFQ

Ano letivo: 2011-2012
Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
2006209219pt


Objectivos formativos
Competência de importância central
Conhecimento dos temas a ensinar
Capacidade de comunicar eficientemente com grupos ou indivíduos
Competências em estratégias diversificadas de ensino / aprendizagem

Competência de importância secundária
Consciência da necessidade de aperfeiçoamento profissional contínuo
Capacidade de reflectir sobre o desempenho individual e de o avaliar
Capacidade de dar resposta às diversas necessidades dos estudantes
Programa genérico mínimo
A Química e a investigação em educação em Química: passado,
presente e futuro. Abordagens curriculares contextuais no ensino da
Química: perspectiva internacional e nacional. Análise de conceitos:
conceito análise de conceitos, classes de conceitos, dificuldades
no ensino/aprendizagem de conceitos, relações entre conceitos
(proposições, princípios e regras), níveis de observação dos
conceitos (molar, molecular e eléctrico). O papel da linguagem no
ensino da Química. Modelos e modelação em Química.. Resolução de
problemas em Química: dificuldades; modelos para a resolução de
problemas; problemas conceptuais vs problemas numéricos (ou algorítmicos).

A aprendizagem da Química em ambiente laboratorial.
Pré-requisitos
Competências genéricas a atingir
. Competência em organização e planificação;
. Conhecimento de uma língua estrangeira;
. Uso da internet como meio de comunicação e fonte de informação;
. Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo;
. Competência em trabalho em grupo;
. Competência em raciocínio crítico;
. Adaptabilidade a novas situações;
. Competência em autocrítica e auto-avaliação;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas45
aulas práticas laboratoriais45
total horas lectivas90

Método de avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo20 %
Resolução de problemas20 %
Frequência40 %

Bibliografia de referência
Material escrito disponibilizado pelo professor
Artigos (referenciados) em revistas nacionais e internacionais de natureza científica/pedagógica
Currículos dos ensinos básicos e secundários
Livros de texto dos ensinos básicos e secundários.
Método de ensino
A unidade curricular Didáctica da Química I, que se interliga com a Didáctica da Química II, quanto ao seu objecto de estudo específico é perspectivada como um domínio autónomo de conhecimento, relativo ao modo como a Química é ensinada e como é aprendida, onde convergem quadros conceptuais que integram perspectivas oriundas designadamente da Psicologia da Aprendizagem, da Sociedade e da História das Ciências/Química.

A unidade curricular é leccionada com recurso a aulas teóricas e práticas As aulas teóricas têm como objectivo a apresentação, desenvolvimento das matérias que constituem o conteúdo programático da disciplina, incentivando a participação activa dos alunos através designadamente na discussão sobre questões relacionadas com o ensino/aprendizagem da química e na análise de recursos para o ensino da química, nomeadamente, projectos curriculares, manuais escolares e software educativo.

As aulas práticas têm como objectivo o desenvolvimento de um conjunto de actividades práticas de laboratório simples, balizadas pelos programas da disciplina de Físico-Químicas (Componente da Química) do 7º ao 9º ano de escolaridade, com recurso a técnicas de redução de escala (microescala) e a sistemas de aquisição e tratamento de dados.
Recursos específicos utilizados

Meios audiovisuais e computadores.