DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Superfluidez, Supercondutividade e Magnetismo - F

Ano letivo: 2014-2015
Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
2003375126pt *)

*) N.B.  se houver estudantes que não falem português a língua é o inglês.

Objectivos formativos
Objetivos:

Aprender conhecimentos aprofundados sobre superfluidez, supercondutividade, magnetismo e suas aplicações.

Competências:

Competência em análise e síntese;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em raciocínio crítico;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em organização e planificação;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência em gestão da informação;
. Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área;
. Adaptabilidade a novas situações.
Programa genérico mínimo
Condensados de Bose-Einstein.
Superfluidez.
Fluidos clássicos e quânticos.
Superfluidez do He(II).
Quantização do fluxo e vórtices.
Supercondutividade.
Introdução histórica; comportamento básico (eléctrico, magnético e termodinâmico).
Supercondutividade do tipo I e II.
Modelo dos London.
Modelo de Ginzburg-Landau.
Teoria BCS da supercondutividade.
Supercondutividade e e superfluidez não convencionais.
Magnetismo.
Magnetismo em átomos isolados: diamagnetismo, paramagnetismo, regras de Hundt.
Campo cristalino.
Interacções magnéticas: interacção magnética dipolar, interacção de troca.
Ordem em estruturas magnéticas: ferromagnetismo, antiferromagnetismo e ferrimagnetismo. Modelo de Weiss-Néel.
Domínios magnéticos.
Magnetismo nos metais: paramagnetismo de Pauli e diamagnetismo de Landau.
Excitações magnéticas.
Efeito de Kondo e modelo de Hubbard.
Pré-requisitos
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em raciocínio crítico;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em organização e planificação;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência em gestão da informação;
. Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área;
. Adaptabilidade a novas situações;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas30
aulas práticas laboratoriais30
total horas lectivas60

Método de avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo20 %
Resolução de problemas20 %
Exame60 %

Bibliografia de referência

Superconductivity, superfluids and condensates, J.F. Annett, Oxford Univ. Press (2004)
Magnetism in Condensed Matter, S. Blundell, Oxford. Univ. Press (2001).
Método de ensino

Alguns dos tópicos serão abordados de forma expositiva, outros serão propostos ao estudante para desenvolvimento autónomo, após uma breve introdução nas aulas.

Os alunos farão um conjunto de trabalhos laboratoriais na área.

Os alunos deverão consultar bibliografia especializada sobre alguns dos tópicos cobertos pelo programa.
Recursos específicos utilizados
Laboratório de Física da Matéria Condensada